A energia solar é usada para a geração de calor e produzir água quente ou eletricidade. Esse sistema tem ganhado cada vez mais espaço, por conta da praticidade e a queda do valor de investimento para a obtenção do sistema.
Existem três sistemas que permitem o aproveitamento dos raios solares para a geração de energia elétrica: painel fotovoltaico, o painel solar térmico e o painel solar de concentração.
No post de hoje, você vai conhecer cada um desses sistemas para que possa decidir na hora de implementar o seu projeto de geração de energia solar.
Painel Fotovoltaico
O painel fotovoltaico utiliza a radiação solar para produzir eletricidade através de alguns elementos semicondutores estimulados pela luz. Mais especificamente, são células fotovoltaicas feitas de silício que permitem converter a luz solar em eletricidade. Quando a luz atinge materiais semicondutores, os elétrons são canalizados e assim, produzem uma corrente elétrica.
Embora este tipo de sistema de energia solar não opere continuamente, mas apenas durante as horas em que há luz solar, ele pode atender às necessidades de locais isolados pois o sistema possui alta produção de energia solar podendo ser reservada.
Painel Solar Térmico
O painel solar térmico é a tecnologia que utiliza os raios solares para aquecer a água sanitária contida no seu interior num determinado reservatório. Este sistema funciona através de um coletor solar. Aquece um fluido de transferência de calor exclusivo dentro das tubulações, caracterizado por material isolante que evita o superaquecimento de seus componentes.
Os coletores solares térmicos podem ser diferenciados em dois tipos: circulação natural e forçada.
Na circulação natural, os tanques de armazenamento do trocador de calor estão localizados acima dos painéis térmicos por onde circula o líquido. Em contrapartida, na forçada, uma bomba é utilizada para distribuir o fluido no trocador e no painel, enquanto o tanque está localizado abaixo dos painéis.
A utilização da energia solar térmica na produção de energia essencial para o aquecimento e abastecimento dos dispositivos permite uma aparente redução dos sistemas de climatização e aquecimento dos espaços, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis em benefício do ambiente.
Painel de Concentração Solar
O sistema solar concentrado usa alguns espelhos parabólicos para produzir eletricidade a partir dos raios do Sol e fornece calor em altas temperaturas.
Por meio de painéis solares concentrados, esses sistemas concentram toda a energia em um tubo receptor que contém o fluido de transferência de calor transferindo para turbinas a vapor para convertê-lo em eletricidade.
Além do sistema de espelhos parabólicos, conhecido como concentração pontual, que é o mais utilizado, a concentração solar pode utilizar espelhos planos posicionados no solo através dos quais conduzem os raios do Sol para o topo de uma torre (sistema de torre central).
O sistema solar concentrado também pode ser parabólico linear, ou seja, formado por tubos parabólicos, portanto sem tampa, cuja função é mais uma vez aquecer o fluido contido nos tubos.
Quer saber mais sobre esse sistema que cresce a cada dia no Brasil? Entre em contato com a Economy e venha economizar com a gente.
Faça uma simulação e veja as informações completas do seu projeto. Com um projeto solar bem dimensionado você supre sua demanda energética e garante uma economia de até 95% todos os meses, esquecendo tarifas e aumentos na conta de luz.