De que forma dimensionamos um sistema fotovoltaico?

Investir num sistema fotovoltaico se tornou uma alternativa eficaz para muitos consumidores que desejam diminuir o valor pago na conta de luz e ainda gerar uma energia limpa e sustentável. O sistema fotovoltaico é desenvolvido a partir de um projeto minucioso, que consiste em várias etapas para dimensionar o projeto de instalação das placas.

O primeiro passo é justamente definir a quantidade de placas que serão instaladas na sua residência ou comércio para a geração de energia. Para isso é preciso dimensionar a demanda energética do imóvel em questão e a incidência dos raios solares no local da instalação. Esses e outros aspectos devem ser levados em consideração para garantir um sistema eficiente, que garanta a satisfação do consumidor.

No post de hoje, vamos trazer algumas informações importantes para te ajudar na hora de dimensionar o sistema fotovoltaico e como realizar esse procedimento.

Para dimensionar um sistema fotovoltaico é preciso um responsável

Na primeira etapa de dimensionamento do projeto é necessário a definição de um projetista responsável pelo sistema. Ele será o responsável por realizar os estudos e análises do local onde as placas serão instaladas.

A partir dessa análise, é realizado um cálculo para definir a quantidade de painéis que serão instalados para atender a demanda de energia do local. Para que você entenda melhor, é basicamente um planejamento, no qual o objetivo é garantir uma instalação fotovoltaica adequada e eficiente. As decisões dessa etapa terão impacto no bom desempenho do sistema.

É também durante o dimensionamento que é feita a escolha dos equipamentos que serão utilizados para a geração de energia solar. O kit de energia solar é formado por cinco componentes: o inversor solar, os módulos solares, a caixa de junção, cabeamentos para estabelecer a conexão elétrica entre os componentes e a estrutura de junção e ancoragem.

Com as estimativas apontadas, é hora de hora de determinar a potência do sistema, a tensão e o número de módulos fotovoltaicos necessários. Além do sistema em si, é preciso avaliar os equipamentos que serão utilizados como suporte e ancoragem (variáveis de acordo com o tipo de cobertura), a orientação e inclinação do telhado, o tipo de ligação elétrica do imóvel, a incidência de sombras e o cálculo da área onde as placas solares serão instaladas.

Todas essas informações devem ser registradas num documento que será enviado a distribuidora de energia para realizar a regularização do sistema fotovoltaico.

Quer saber mais sobre esse sistema que cresce a cada dia no Brasil? Entre em contato com a Economy e venha economizar com a gente.

Faça uma simulação e veja as informações completas do seu projeto. Com um projeto solar bem dimensionado você supre sua demanda energética e garante uma economia de até 95% todos os meses, esquecendo tarifas e aumentos na conta de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber mais sobre nossos serviços?

Confira as melhores condições conosco.

Simule seu Projeto