Deixa a gente adivinhar, você mora em condomínio e tem dúvida se tem a possibilidade de instalar a energia solar por aí também? Por mais que esse tipo de tecnologia seja utilizada normalmente em casas ou comércios, os conjuntos de residências podem sim fazer parte desse time, e economizar ao fim do mês na conta de luz.
A instalação de sistemas fotovoltaicos nessas áreas, por possuírem um número maior de casas, é diferente da inserção em um único local, por exemplo. Ao invés das placas serem colocadas em cada unidade, elas são instaladas em conjunto no espaço comum do condomínio, levando em consideração o consumo elétrico total do empreendimento, tanto de todos os moradores quanto de cada casa.
Além disso, é importante avaliar quais serão os espaços utilizados para instalação das placas, afinal, a capacidade de geração de energia elétrica do sistema solar estará diretamente relacionada à área disponível. Há casos em que é possível fazer a instalação sobre estruturas de garagem, áreas de telhado ou até mesmo em fachadas, o ideal é que para melhor aproveitamento da incidência dos raios solares, sejam instalados voltados para o Norte.
Após este passo, o sistema será conectado à rede elétrica por meio do relógio de luz central do condomínio, e toda a energia gerada será reunida em uma única rede, já que não é possível dividir, em tempo real, o quanto de energia será enviada para cada consumidor.
Para lembrar
O sistema de energia solar em condomínios oferece muitas vantagens, como redução dos valores da conta de energia, e dos impactos ambientais da operação do local. Entretanto, por mais que seja possível pagar pela tecnologia em alguns anos, o custo do investimento inicial pode ser considerado alto, sendo necessário ter um planejamento financeiro elaborado por parte do condomínio antes da decisão final.
Tendo todos os pontos analisados e a concordância dos munícipes, chegou a hora de mudar a maneira de consumir a energia. Entre em contato conosco e escolha o melhor plano para suprir as necessidades do seu condomínio!