Qual o tipo de módulo fotovoltaico devo utilizar?

Quando se pensa em instalar um sistema fotovoltaico, o primeiro objetivo é diminuir a conta de energia do final do mês. Mas para isso, é preciso levar em conta uma série de fatores que podem influenciar na eficiência do sistema. Um deles é o tipo de módulo fotovoltaico.
No post de hoje, você vai descobrir quais os tipos mais utilizados e quando utilizar cada um deles.

O que é um módulo fotovoltaico?
O módulo fotovoltaico é a placa ou painel solar que será instalado no telhado da sua casa ou comércio. É por meio dele que será captada a energia solar.
Na maioria dos casos, o módulo fotovoltaico é composto por 36, 60 ou 72 células produzidas por silício que tem a função de transformar a energia solar em energia elétrica.
As células do módulo fotovoltaico são responsáveis pela geração da energia solar, já que causam o efeito fotovoltaico que absorve a energia da luz solar para que a corrente elétrica percorra o caminho necessário entre duas camadas em uma direção oposta.

Como funciona o módulo fotovoltaico?
O funcionamento de um módulo ocorre a partir da coleta da luz solar e a geração de energia elétrica produzida pelo inversor solar, chegando até a sua residência, estabelecimento comercial ou indústria. Desta forma, o efeito fotovoltaico opera em algumas etapas:
Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e geram energia;
O inversor solar realiza a conversão de corrente contínua para alternada e gera a energia adequada para a sua casa ou comércio;
A eletricidade produzida primeiro é distribuída para seus aparelhos eletrônicos, domésticos, tomadas, etc;
O excesso de energia produzido e não consumido pelos aparelhos viram créditos energéticos disponibilizados pela rede distribuidora, com uma validade de 60 meses.

Como escolher o módulo fotovoltaico adequado para o seu projeto:

Na hora de escolher o módulo fotovoltaico adequado para o projeto é preciso ter informações como a área disponível, o local de instalação e o custo benefício de cada material. Basicamente são utilizados dois tipos de materiais: o silício monocristalino e o policristalino.
A tecnologia dos módulos fotovoltaicos monocristalinos (mono) possui a eficiência mais alta entre os módulos. Eles se diferenciam a olho nu por conta da sua cor uniforme (geralmente é um silício mais escuro), o que indica que o silício é de alta pureza.
Atualmente os módulos monocristalinos possuem mais eficiência na geração de energia, o que gira em torno de 15 a 22%. Além disso, eles ocupam menos espaço e tem uma vida útil de até 30 anos (com garantia de 25 anos) e costumam funcionar melhor do que o sistema policristalino em condição de pouca luz. No entanto, esse sistema é mais caro do que o policristalino.
No sistema policristalino, os cristais de silício são fundidos em um bloco, desta forma preservando a formação de múltiplos cristais (por isso existe o nome de policristalino).
Os módulos policristalinos são mais baratos que os monocristalinos. Esse sistema também possuí uma vida útil de 30 anos (com garantia de 25 anos), no entanto, a eficiência dos módulos fotovoltaicos é menor, entre 14 e 20%.
Agora, qual é melhor módulo fotovoltaico? Em princípio, é valido lembrar que a discursão sobre a escolha de módulos fotovoltaicos policristalino ou monocristalino não é realmente um debate, mas sim uma questão das metas específicas para um projeto solar.
A resposta depende da localização e dos parâmetros do seu projeto, incluindo custos dos equipamentos, inclinação, fatores de temperatura, irradiação e entre outros.
Os módulos fotovoltaicos policristalinos são ideais para instalações em telhados com muita área ou espaço no solo. Eles também fazem sentido para os proprietários que visam minimizar os custos iniciais de instalação.
Em comparação, os módulos fotovoltaicos monocristalinos são ideais para telhados menores ou propriedades com espaço limitado, como a tecnologia monocristalina produz células de maior eficiência, você obtém mais energia na mesma área de superfície.
Quer saber mais sobre esse sistema que cresce a cada dia no Brasil? Entre em contato com a Economy e venha economizar com a gente.
Faça uma simulação e veja as informações completas do seu projeto. Com um projeto solar bem dimensionado você supre sua demanda energética e garante uma economia de até 95% todos os meses, esquecendo tarifas e aumentos na conta de luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber mais sobre nossos serviços?

Confira as melhores condições conosco.

Simule seu Projeto