Uma das grandes questões levantadas quando se fala do sistema fotovoltaico é referente ao futuro desse sistema. É nesse ponto que entra o potencial de expansão do setor no Brasil. Nesse aspecto, alguns elementos devem ser levados em consideração para entender até onde pode chegar essa tecnologia que não para de crescer.
O primeiro ponto é referente as propriedades subaproveitadas no país, o que abre espaço para que o Brasil cresça nesse sentido e ainda utilize melhor o território. A evolução da tecnologia de ponta abre portas para que essa expansão seja cada vez mais sólida e rápida.
Somado a isso, muitos estados brasileiros possuem alta incidência de radiação solar. Essa é a realidade de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, mas mesmo assim, possuem índices menores de geração de energia solar do que os estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Esse cenário demonstra o quanto essas regiões possuem um potencial ainda maior de expansão da energia solar, abrindo oportunidades para o mercado.
Diante desse cenário, é possível traçar o futuro mais provável para a energia solar, tanto no Brasil quanto no mundo. Segundo o relatório da Bloomberg NEF, por exemplo, as energias fósseis e não renováveis tendem a perder o seu lugar.
Enquanto o carvão mineral, o gás e o petróleo são responsáveis por mais de 60% da energia do mundo hoje, restando menos de 10% para as energias renováveis (solar e eólica), em 2050 a expectativa é de que a energia solar assuma 25% da matriz energética, enquanto a eólica também assume os outros 25%.
Tudo isso, junto à participação da energia hídrica, também considerada como renovável, faria com que mais de 60% da matriz energética do mundo fosse proveniente de fontes limpas.
Quer saber mais sobre esse sistema que cresce a cada dia no Brasil? Entre em contato com a Economy e venha economizar com a gente.
Faça uma simulação e veja as informações completas do seu projeto. Com um projeto solar bem dimensionado você supre sua demanda energética e garante uma economia de até 95% todos os meses, esquecendo tarifas e aumentos na conta de luz.